sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Royal Air Maroc
Olá, resolvi dar uma passadinha por aqui, depois de dois anos afastado, para relatar a experiência de viajar pela RAM.
Pois vamos começar do início.
Queria viajar, o que não seria nenhuma novidade, mas sem destino específico. Resolvi fazer uma pesquisa no decolar.com para ver que cias aéreas e destinos, no determinado período, estavam mais interessantes.
Pois bem, deu Itália, via Casablanca pela RAM.
E não ganhou de pouco não, a passagem Rio/Roma/Milão/Rio, era 50% mais barata que a menor custo entre as europeias, a Alitalia então, era mais que o dobro do preço.
Visto isso, site da Cia, escala de 50 min em SP, sem precisar descer do avião, conexão se 3h em Casablanca, vale o custo.
Passagem comprada sem nenhum problema pelo site, vamos fazer as marcações devidas, assento, se possui parceiros de programas.
Sem parceiros, não vou abrir programa na RAM. Marcação de assentos, procura daqui, procura dali, nada. Telefone de contato, nenhum no Brasil, só um para chamadas internacionais no Marrocos. E-mail call-center, enviado, nunca respondido.
Comecei a ficar preocupado, a empresa é um fantasma no BR. Parto para o Galeão, deve haver um balcão de atendimento, abandonado, cheio de avusos, incluindo um número de telefone de SP para contato, nada. Umas dez ligações e nenhuma é completada.
O jeito foi esperar o web check in para ver o que daria. Resolvido, estava embarcado.
Primeiro contato no aeroporto: - o telefone dos senhores não Brasil não funciona, muito sem graça, - é temos pro lema.
Embarcamos, o voo havia acabado de chegar de Casablanca para finalizar em SP, primeiro trajeto, avião imundo.
Em SP não precisa desembarcar, mas é a limpeza do avião? - Será feita com os passageiros a bordo, ok.
Chegamos no GRU, entra a equipe de limpeza, troca as mantas, limpa daqui, limpa dali, aspirador, rearruma os travesseiros usados no voo anterior. Pera aí! Vocês aboçai trocar os travesseiros? - Não, são estes mesmos, - mas estão usados? - não é problema meu, recebo ordens. E sai continuando a fazer o trabalho dela. Ficou por isso mesmo, descartei pneu.
Embarque autorizado, avião lotado, decolagem sem problema, onde está o botão de reclinar o assento? Aperta tudo que tem relevo na poltrona, no braço, na tela, vai ver é nova tecnologia e aceita comando remoto, nada. Passa o comissário, pergunto como faço, e uma alavanquinha que tem que tatear por baixo do assento, acho que bem no electra da ponte aérea era assim.
Viagem que segue. Ninguém da tripulação fala português ou espanhol, só árabe, inglês com sotaque de árabe e francês. Segura malandro!
Passados os instantes iniciais, serviço de bordo sofrível, começaram umas visitas indesejáveis, micro baratas ou insetos similares.
RAM, só não digo nunca mais porque terei de voltar, mas fica a dica, não entrem nessa furada.
Com relação a conexão de 3 horas em Casablanca, passou rápido, foram tantas barreiras de segurança, passa no rx, mostra passaporte, apalpa daqui, mais rx, marisco trole de passaporte, hora do embarque, controle de passaporte, entra no finger,  mostra passaporte, desce, ônibus, o avião está no pátio, desce do ônibus para entrar no avião, mostra passaporte, finalmente, depois de mais 3h, Roma!
Chegamos com chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário