segunda-feira, 8 de julho de 2013

Por onde anda a crise?

Gostaria de poder responder a esta pergunta. Aqui em Barcelona, o que se vê, é uma multidão pelas ruas e dentro das lojas.
Há pessoas do mundo todo, muito europeu do centro e do leste, japonês para todos os lados e alguns bazucas, não muitos.
As lojas estão lotadas e vendendo muito. Todas, as mais populares, estão em liquidação de até 50%, umas anunciam 70% mas eu duvido que façam isso.
Os lugares para comer estão lotados, as atracões turísticas insuportavelmente cheias.
Então volto a perguntar: Por onde anda a crise?
Hoje, no inicio da noite, 21h, que mais parece um final de tarde ensolarado, caminhei por uma avenida chic. Nela estão as principais grifs internacionais, já estavam fechadas, não tinham sinal de liquidação. Como são chiques, devem fazer, mas só informam dentro das lojas.
E por aqui, continuam achando que sou gringo, só falam comigo em inglês, e eu, confuso como sou, acabo respondendo, depois de um tempo é que a ficha cai e eu digo que sou brasileiro, me pedem desculpas.
Mais uma vez tentei falar com um cara sobre a copa das confederações ganha por nós, desconversou dizendo não se enteressar pó futebol, ta certo, entendo.
Cada vez me agrada mais Barcelona, recomendo que, caso possam, venham conhecer. É uma cidade encantadora, jovem, moderna, te fazem se sentir bem. Venham!
Tenho caminhado muito pela cidade, de metro também, o que tem feito com que eu conheça locais fora do circuito turístico, o que sempre me agrada.
Não me sinto inseguro, embora só veja policia nos lugares mais movimentados, nos demais, caminho tranqüilamente, muitas vezes com a câmera pendurada, quando me lembro guardo, mas na maioria das vezes estou com ela.
Amanha é o ultimo dia por aqui, na quarta vou para Madri, e pretendo voltar mais vezes, gosto daqui.
É isso, por enquanto. No mais, LIDER, que mais posso quere?
Que mais uma vez aproveitar as dicas e sugestões que me passam, como já disse outras vezes, na medida do possível eu as uso, como o tempo não é longo e eu tenho minha programação inicial, guardarei algumas para a próxima.
Até!

2 comentários:

  1. Se estiver querendo um lugar bom e barato em Madri veja o Hostal Lorenzo. Fica bem junto à Gran Via. E coma muitos tapas por mim.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Experimente tirar os turistas das ruas e lojas de Barcelona. Sobra alguma coisa? O turismo é uma das razoes da sobrevivencia da Espanha. Ou pelo menos de lugares turisticos como Barcelona. Não quero "cortar o seu barato", mas o desemprego entre jovens continua em torno de 50%. E da população em geral em mais de 20%. Em Madri voce provavelmente verá muitos mendigos pelas ruas do centro.

    ResponderExcluir