sexta-feira, 11 de julho de 2014

Apenas observações

Meus passeios, em geral, são caminhando. Por mais que seja distante o lugar que quero ir, me programo para fazer o que tem ao redor, vou no metro ou ônibus, caminho pelos locais e quando percebo, estou perto de outro, que é perto de outro e cheguei quase no hotel, ou seja, vou no transporte e acabo voltando a pé.
Tem uma vantagem, a cidade é completamente plana, o único problema que tenho enfrentado, é o calor, e na parte da tarde, uma bela pancada de chuva, coma raios e trovoadas, passou o sol volta.
Já saio do hotel carregado de protetor solar e com uma garrafa de água, e pelo caminho vou comprando outras.
Você paga pela embalagem pet. Já paguei 0,15 e 0,25€, pensei que fosse para economizar o uso do pet e teriam fontes para você se abastecer! não vi nenhuma! mas você pode entregar a garrafa quando comprar outro e não paga pela nova. Ainda não fiz, sempre esqueço e jogo fora.
Mas, voltando aos passeios caminhados, fico pensando como está cidade passou por transformações. O maior de todos os problemas, na minha opinião, aconteceu na segunda guerra. Destruição da cidade e o pior, extermínio de pessoas. Em seguida foi dividida por um muro, por décadas foram separados, e pelo traçado do muro, era uma fronteira muito complicada, metade de uma rua para cada lado, de repente, a linha faz uma curva, e o lado da calçada que pertencia a um, passa para o outro, não sei qual foi o critério.
Mas mesmo com tudo o que passaram, são pessoas educadas, gentis, estão me tratando muito bem. 
Eu, mais uma vez constato, tenho cara de gringo, apatrido, onde vou me pedem informação na rua, e aqui não foi diferente. Em uma loja o caixa veio falando alemão, pedi desculpas por não falar, ele retribuiu com outro pedido de desculpas e me atendeu em inglês, no quesito educação, competem bem com os japas.
Mesmo com todos os problemas que passaram, não é uma cidade triste, amargurada, muito pelo contrário, são bem alegres.
A cidade está em obra, acho que este deve ser um estado permanente. Estou hospedado no lado oriental, e por aqui ainda há muito espaço para ocupar, o que deixa a área um pouco feia, mas tudo muito limpo.
Como diz um certo colunista, deve ser terrível viver...., por dois dias depois da chuva da tarde, faltou luz nos sinais, e hoje, me protegendo em uma loja, a luz piscou várias vezes.
O hotel que estou é todo reformado, deve ter sido aberto recente, tudo novo, limpo, pessoas muito gentis, estilo moderno, mas não tem ar condicionado, nem ventilador de teto. As três noites foram de sufoco com o calor, falei com eles mas não tinham como me trocar, já que os quartos são iguais. A janela não abre 10cm, fica difícil circular o ar. Andei pesquisando para trocar, mesmo já estando pago, me mudaria, mas não tem nenhum com ar, os que tem são muito mais caros, por mais que esteja no sufoco, não vou pagar por quatro dias o equivalente a semana que paguei.
Nas pesquisas que fiz, muitos não tem ar e a cidade é quente, bobeie na reserva.
Pois bem, não ia escrever nada, hoje estou sem idéias, acabei enchendo vocês de besteiras, mas vamos em frente.
Só para esclarecer qualquer dúvida, estou gostando daqui.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário