quinta-feira, 24 de julho de 2014

Mais uma vez, hora de voltar

Pois é, mais uma que termina, hora de voltar para casa, sem a menor vontade de voltar, ficaria por aqui por bem mais tempo, mas nem tudo acontece como a gente quer, e está viagem foi intensa de acontecimentos.
Chego em Berlim, Brasil perde de 7 x 1 para a Alemanha; perco minha tia na véspera do meu aniversário, no mesmo dia o Brasil perde para a Holanda; domingo, meu aniversário, eu em Berlim, Alemanha é tetra; venho para a Espanha, avião civil é bombardeado na Ucrânia; em uma semana morrem três importantes escritores brasileiros, acho que já chega, aconteceram muitas coisas em 17 dias.
Diante disso tudo, pude reforçar a minha certeza, meus amigos me acompanharam, apoiaram e me confortaram todos os dias, só tenho uma palavra para vocês, obrigado.
Mas para encerrar está jornada, terei um dia cheio. Meu voo é por Frankfourt, então, a tarde embarco em Madri e só chego ao Rio amanhã bem cedo.
Enquanto espero a hora de ir, vou ver mais uma exposição no Museu Thyssen.
Ontem, me programando para ir ao Reina Sofia, desci no metro Atocha e resolvi dar um passeio antes. Primeiro pensei em ir a Toledo, não tinha passagem, tudo esgotado, então, por uma reportagem que vi no Rio, fui ao El Escorial.
É rápido de ir, trens da linha Cercanias, os trens suburbanos daqui, passagem ida e volta €8, tempo de viagem, aproximadamente 1h. Chegando na estação recomendo pegar o ônibus que leva até bem próximo ao Monasterio, €1,30, é uma subida, e voltar nele também, principalmente por conta do sol e calor, fazia 36C.
El Escorial é um conjunto de Monasterio e Palácio Real. As instalações são belíssimas, pena não poder fotografar nada dentro.
Os principais destaques, além do conjunto arquitetônico, são a Basílica, Biblioteca e o Panteão dos Reis e Infantes.
Por aqui eles preservam o patrimônio, tudo está perfeito, e não é o primeiro lugar que visito que está conservado, já fui a outros locais históricos que estão perfeitos.
Na volta fui finalmente ao Reina Sofia.
Não bastassem as obras do acervo deste museu, ele também está no circuito Photo Espanha 2014.
Fantástica a coleção de fotos de várias décadas do século passado, além das mais famosas, como por exemplo, as fotos de Robert Capa da guerra civil espanhola.
Não posso deixar de mencionar Guernica, que da outra vez que fui ao museu, estava coberta por estruturas porque estavam escaneando a tela.
É isso, acabou mais uma, espero que o retorno seja tranquilo e sem tropeços ou turbulências.
Até a próxima!

Um comentário: