segunda-feira, 21 de julho de 2014

Parques de Madri

Nestes dois dias, aproveitei para visitar dois parques de Madri.
Um eu conheço e gosto muito, ainda pretendo retornar antes da volta, Parque Del Retiro, o outro, foi uma visita obrigatória, uma vê que ano passado, por melhor que tenham recomendado, entramos na maior furada, Parque Casa de Campo.
O Retiro é para mim, um dos melhores parques urbanos, melhor até que o Central Park, repito, escolha minha.
Ele não tem só o verde que todos os parques apresentam, tem fontes, lago, um Palácio de Cristal, que está com uma instalação, o pavilhão Velazquez, com exposições também, todas de graça, roseiral, muitas coisas. Há também jardins que são cercados dentro do parque, muito bonitos.
É realmente um parque muito agradável, eu gosto de ir lá sempre.
O Parque Casa de Campo, ano passado em visita a Madri, nós recomendaram por ser muito bom e agradável, que tinham feito melhorias e estava ótimo.
Pois bem, pegamos o metro e fomos ao tal parque. Descemos na estação Casa de Campo e caminhamos, caminhamos, caminhamos, nada, tudo seco, árido, calor de julho em Madri, as fontes quando tentávamos beber água, saiam parecendo sal de frutas, fervendo e borbulhando, nenhuma viva alma por perto. Num dado momento vimos a placa do Zoo e aquário. Chegamos, os bichos deviam estar assados e os peixes viraram sopa, pensamos. Um barraqueiro. Perguntamos como se saia dali, ele disse que para seguir em frente era longe, que deveríamos voltar. Jamais! Podíamos também esperar um ônibus que passava de tempos em tempos, resolvemos continuar a saga.
Andamos mais um pouco e encontramos um parque de diversões, mas saída que é bom, nada, ônibus, não passou.
Por instinto, vimos uns prédios e saímos. Viva, encontramos a cidade! GPS ligado, encontramos uma estação do metro e saímos.
Maior furada, só podiam estar sacaneando a gente.
Chegando ao Rio, fui editar as fotos, surpresa!
O parque começava exatamente onde nós estávamos antes de pegar o metro, era só atravessar a rua. Nos simplesmente, demos a volta em Madri e fomos parar do outro lado do parque, ele é enorme, e caímos na área que mais parece o sertão do cariri, mata do serrado em plena seca, a terra do capeta de tão quente que era.
Ontem, fui tirar a prova pelo lado bom, é outra coisa. Completamente urbanizado, com áreas de descanso, um lago, vários restaurantes no entorno do lago, as fontes de água saiam água fresca, uma maravilha. É pensar que só precisávamos atravessar a rua e não a cidade.
Fica a recomendação: Visitas aos parque Retiro e Casa de Campo, este aproveitando para almoçar no lago.
Ontem também venci uma resistência, não sei o motivo, e fui visitar o palácio real, que espetáculo!
Pena não poder fotografar, os salões são belíssimos, tudo muito bem preservado e restaurado, parecem novos, vale a visita também, €10 a entrada, muito bem gastos.
Tudo por aqui está liquidando, e os descontos são progressivos a cada semana, aqui sim você tem desconto nas liquidações.
Durante muito tempo tentava vir a Espanha e algo acontecia, cancelavam a reserva do hotel, chegaram a cancelar um voo, pensei, melhor deixar a Espanha de lado.
Pois bem, vencido os desafios de vir, eu gosto muito daqui. Gostei de todas as regiões que visitei. Minhas cidades preferidas aqui, pela ordem, são Barcelona e Madri, da vontade de não voltar para casa.
Amanhã, programação cultural.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário