sábado, 17 de agosto de 2013

Dança e Tradições

Ontem tive um dia ligado as tradições, templo e dança.
Logo pela manha fui até a estação de tram de Shibuya, logo ao lado, tem um cruzamento que, dependendo da hora, é muito cheio. Nele existem 5 faixas de pedestre, as quatro tradicionais e uma na diagonal, esta fica sempre cheia, como era sábado pela manha, nao tinha tanta gente, mas mesmo assim estava movimentado.
A estação é enorme e, nao muito diferente, um grande shopping, cercada de prédios que sao shopping ou então restaurantes, muita coisa junta, impressionante, e isso é só um lugar dos muitos no mesmo estilo.
Depois fomos para o Templo Sensoji em Asakusa. (como tem palavra com ku por aqui, caso a estudar)
Muito bonito o templo e o conjunto dos prédios, e para varias, entr um portal e outro, comercio.
Vende-se de tudo que se pode chamar de souvenir, muitos até parecem mais coisavde chinês do que de japonês. (ca pra nos, eu acho o estilo japonês mais sofisticado)
Bem em frente a entrada do templo, tem um predio de 8 andares com varias atividades, desde informação turística no térreo, galeria de arte no 7 andar e um terraço na cobertura para ver o templo.
Do outro lado do Rio Sumidagawa, não sabia que tinha um rio e dos grandes em Tóquio, tem a Skytower, tentamos subir mas preferimos voltar hoje, tinha muita fila para comprar bilhete e o ultimo horário era 17:30 até às 18h. Por aqui, mesmo sendo alto verão, 19h já é noite.
Observações e respostas a perguntas que já me fizeram:
Comida, para pessoas como eu que nao gosta de sushi, existem varias opções nos restaurantes, inclusive carne e hambúrguer, então nao há dificuldade, come- se um tempura e outras coisas mais cozidas.
Com relação aos preços, nao fomos ainda em nada mais sofisticado, e o preço em media, sem bebida, tem sido o equivalente a U$15, mais barato que no Rio.
Metro: existem duas empresas explorando o metro de Tóquio, uma do governo e outra particular que cobram tarifas direitos e fazem correspondência entre estações. Aí é que a coisa pode ficar complicada como ocorreu com a gente. Existe um bilhete que faz a ligação entre as duas linhas e, antes de sair desta linha, tem uma maquina para pagar a diferença, voce tem que ficar atento.
Nos pegamos uma linha para corresponder mais a frente. Quando saímos da primeira para a segunda, existia uma catraca que retém o bilhete usado, perguntamos ao agente como poderíamos fazer, e ele explicou que teríamos que pagar mas 100 ienes, equivalente a 1 dólar, pagamos a ele mesmo, nos deu um novo bilhete e seguimos.
Ontem optamos em comprar um bilhete diario, que custa 1.000 ienes e circular livremente por todas as linhas. Cada viagem custa 160 ienes, mas a tarifa de correspondência se for o caso.
O sistema de Madri é melhor,você compra o bilhete de acordo com o trajeto.
Outro detalhe interessante foi no final da tarde. Junto a ponte aziuma, estava acontecendo uma apresentação de dança japonesa, me lembrou o Bumba meu Boi de São Luís/MA.
Quando chegamos tinha um grupo vestido com roupas coloridas dançando, depois começaram a tocar musicas japonesas e as pessoas se juntavam as mulheres vestidas de quimono, muito legal, principalmente que pudemos ver os idosos e os jovens dançando juntos e muitos deles, homens e mulheres, vestindo quimonos, a tradição por aqui é forte.
Alias, ontem pelas ruas e metro o que mais se via eram pessoas vestidas de quimono, não sei o motivo.
É isso, hoje teremos mais novidades nipônicas.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário