sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os cabelos dos japas

São poucos os ocidentais por aqui. Nas viagens que faço, observo sempre as pessoas que passam tentando adivinhar de onde poderiam ser, aqui em Tóquio, nao estou vendo muitos ocidentais, e os japas também tem suas diferenças físicas. 
A brincadeira de que japonês é tudo igual, nao se aplica por aqui. No Brasil eles se parecem muito, devem ter vindo da mesma região.
O que é engraçado, é ver japa com cabelo pintado de louro, na maioria homens, as mulheres nem tanto.
Tem cabelo de todas as cores, verde, azul, rosa, mas o louro ganha, e nos homens, são mais liberais. 
Quando você entra em uma loja, ou em algum estabelecimento, eles fazem aquela mesura de se curvar e falam um monte de palavras, você entendendo ou nao. 
Ao pagar alguma coisa no caixa, esta até divertido, eles mais uma vez falam com você, eu nao entendo nada, falo com eles em inglês, que alguns também nao entendem, continuam falando em japonês, eu agradeço e saio.
Nao faço a menor idéia do que falam, e acredito que eles também nao façam do que eu falo, mas nos entendemos muito bem.
Eu é que no final, depois deles falarem bastante, acho que é em agradecimento, me confundo e me pego falando gracias, obrigado, cada hora de um jeito, mas nao é de brincadeira, é maluquice mesmo.
Outra coisa no final do pagamento, pode ser em qualquer lugar, até mesmo no supermercado, eles pegam o recibo com as duas mãos e tem entregam com toda cerimonia, muita educação, estou gostando.
Esta é principalmente para os cariocas: as ciclovia são nas calçadas. Todos andam de bicicleta pelas calçadas junto com os pedestres e todos se respeitam.
O calor é tanto, que a água dos bebedouros sai meio quente, dai ouvi de um espanhol ontem nos jardins do Palácio Imperial, falta el pollo para tener la sopa, gosto de gente criativa e bem humorada.
Ontem conheci uma loja de fotografia, muita coisa, os tripés ficam todos armados parecendo uma floresta, muito equipamento, só que, ao contrario do que eu pensava, tudo mais caro que nos Estados Unidos. BH e Adorama tem preços bem melhores.
Dentro das lojas de departamentos mais populares, ficam pessoas anunciando o produto aos berros, é meio confuso, mas tem em todos os lugares.
Por hoje é só. O Kitkat verde fez sucesso, vou ver se acho outras novidades, que tenham um gosto melhor.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário