quinta-feira, 17 de julho de 2014

Barcelona, não tem como não gostar

Depois de Berlim, cidade simpática, povo educado, muitos turistas, muita gente do leste europeu, em especial muitos russos, quanto a estes, deveriam ter os passaportes confiscados e só teriam direito a viajar, após um curso completo de educação e boas maneiras. Um curso onde aprendessem que não são os donos do mundo, que o mundo não gira ao redor deles. Cada vez mais me irrito com essa gente, são muito prepotentes.
Mas, voltando ao assunto, depois de final de copa, aniversário, noticiS tristes, sol, chuva, granizo e outras coisas mais, Barcelona.
Barcelona é uma cidade que deveria ser obrigatória a visita. É uma verdadeira festa.
Está é a terceira vez que venho aqui, duas no verão e uma, a primeira, foi programa de índio.
Último final de semana do verão, partida do Barcelona, partida da copa Davis acontecendo por aqui e o pior, conversão mundial da Herbário Life. Foi um inferno. Aprendi a ler "Quer emagrecer, pergunte-me como" em todos os idiomas, mas eu gostei da cidade.
Hoje está lotada, filas par entrar nos locais de visitação. Ano passado fui ao Parc Guell e entrei na hora que cheguei. Hoje, cheguei às 10:10h e só tinha entrada para às 12. Desisti, não ia ficar no sol por duas horas, comprei para amanhã, hora marcada para entrar.
Por conta disso, mudei a minha programação, mas está dando certo.
Tem lugares que quero ir, mas a fila está grande, como são permanentes, não estou me importando, voltarei em outro período que não seja verão, se bem que aqui o movimento deve ser constante.
Acho o máximo o orgulho catalão. A cidade é toda identificada nesta língua, em alguns casos, o espanhol só em terceiro. Não é muito fácil de entender, mas com um pouco de paciência, consegue E-se.
Hoje, no parque que visitei, a placa informativa estava só em catalão, só não entendi duas palavras, no mais, é uma mistura de espanhol, francês, latim, a gente se acostuma.
Fico pensando que o prefeito do Rio disse ter como base está cidade para as obras que vem fazendo, é
Outro factoide, nem que queira, irá transforma o Rio, em dois anos, no que tem por aqui.
A orla da cidade, para o lado onde foi montada a vila olímpica, é ótima, tem tudo e as construções continuam, tem de tudo, parece uma nova cidade.
Apesar de ser conhecida como a cidade onde tem-se mais batedores de carteira, o policiamento é ostensivo e atuante. Este deve ser o único problema de segurança por aqui, porque eu ando com a câmera, em lugares sem muitos turistas, ou mesmo cheio de turistas, com a maior tranquilidade.
O que mais tenho a dizer desta cidade, programei errado, queria ficar mais, melhor, não quero ir embora, quero ficar por aqui.
Estou no mesmo hotel que fiquei ano passado, agora os quartos estão reformados. Ele é muito bem localizado, pelos meus padrões de hospedagem. Fica na Rambla, quase esquina com a Praça Catalunya, tem tudo perto, até um mercado Carrefour, além de El Corte Ingles na praça, onde também se tem tudo o que precisa.
Gosto de parques, como já falei em Berlim, aqui tem o Parc de lá Ciutadella, é menor, mais muito bom, metro Arc de Triunf, Linha 1.
Além de se respirar Galdi por toda a cidade.
O Parc Guell, custa €8 a entrada e o metro é linha 3 estação Lesseps, depois anda-se um pouco e sobe-se uma rua, mas tem escadas rolantes para ajudar.
Para visitar o Camp Nou, estádio do Barcelona, metro linha 3, Les Corts, outra caminhadinha, mas plano.
Ou seja, tem metro e ônibus pela cidade toda, fácil de circular.
É isso, amanhã a noite vou voltar na Praça de Espanya para ver novamente as fontes mágicas, fui às 21h o dia ainda estava claro, vou as 22, vai ser melhor, mas é muita gente, aparecerem cabeças vai ser normal.
Até!

Um comentário: