quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Clone em francês

Estou escrevendo com a televisão ligada. Nos canais deste hotel, não sei se no geral é assim, todos são dublados em francês, não tem nenhum em outro idioma. Zapeando, passei pelo O Clone, a dublagem é muito mal feita, e as vozes são bem diferentes da dos nossos atores. Aqui Eliane Giardini fala fino.
Mas vamos ao dia de hoje.
Tive duas boas surpresas nas minhas caminhadas hoje. Pela manhã fui para La Défense, é a Paris nova, moderna, comercial, muitos prédios altos e espelhados, reparei que na parte sul, tem residências, não sabia, pensei que fosse só comercial.
Falando em comercial, eles entram para trabalhar às 10h e às 12h já estão todos na rua para almoço ou para fazendo exercícios físicos, é muita gente correndo no entorno.
Saindo de lá, programei ir ao Jardin du Lexembourg, como não tem metrô direto, desci no Hotel de Ville e fui caminhando.
Primeira surpresa: na praça em frente a Notre Dame, umas barracas montadas e padeiros ensinando e fazendo pães e doces, o cheiro era ótimo, dava para ficar por ali só apreciando. Como não sou de ferro, comprei uma tarte au pomme de terre, estava ótima.
Continuando a caminhada, segui pelo Boulevard Saint Michel até os jardins.
Segunda surpresa: em parte das grades dos jardins, uma exposição de fotos retratando o Tour de France, eu vi fotos desde 1920 até o ano passado, lembrou o nosso Foto na Praça Paris, só que aqui, desculpem a brincadeira, era Foto na Praça em Paris, ficou muito sem graça, mas vou deixar.
Os jardins são belíssimos, como não me programei para ficar por lá mais tempo, no museu está acontecendo uma exposição de Marc Chagall, se tiver tempo, volto, se bem que minha cota de museus está se esgotando.
Ainda nas andanças na região, fui até ao Pantheon, o Pêndulo de Foucault foi retirado para o restauro do prédio, ficará fora por três anos. O prédio é muito bonito, e as catacumbas me deixaram um pouco apreensivo, não sei explicar o motivo.
Na saída, uma volta por Sorbounne para ver se é possível absorver cultura pelo ar, vamos ver o resultado pelos próximos dias, pelo visto ainda não fez efeito, visto o que escrevi acima.
Bom, por hoje é só. Uma coisa posso dizer, cada vez mais andar por esta cidade fica cada vez mais prazeroso, mesmo achando que já conhece alguma coisa, tem-se sempre uma surpresa a cada momento.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário