domingo, 12 de maio de 2013

Bonjour Paris

Se bem que agora já é bonne nuit por aqui.
Chegamos ontem em Paris, vindos de trem de Londres. Viagem tranquila, sem nenhuma novidade.
Chegamos no meio da tarde e fui providenciar o chip francês para o celular. Segui orientação de um blog, que o melhor seria Bouygues.
Pois bem, tem uma loja bem perto do hotel. Cheguei lá, fui muito bem atendido, eles tinham o produto que eu precisava, sendo que o telefone estava ativo e a internet, que é o que me interessa, estaria disponível em 10 min.
Uma hora depois, nada. Duas, nada. Hoje, nada, loja fechada. Amanhã será a minha primeira providência, vou ter que ter muita paciência e educação para falar com a atendente, porque eu fui bem claro para o serviço que eu queria, e no envelope que veio o chip, também está claro que é para os dois serviços. Espero que resolvam.
Hoje fui fazer a foto na Rue des Ursins, tentando repetir uma foto feita por André Kertész, difícil, modernizações ocorreram, mas é o mesmo lugar.
Tentei ir a outro endereço que anotei, mas resolvi deixar para amanhã, tinha combinado almoçar com meus amigos e a hora estava apertada.
Depois do almoço, fomos caminhando em direção ao Sena, e dois malandros tentaram alguma coisa com a gente. Primeiro pediram dinheiro e dissemos que não tínhamos entendido, então ele perguntou as horas e saiu. Logo depois vem ele e o comparsa para falar com a gente na mesma rua, eu fui bem firme e em bom português disse, não falo sua língua e não quero conversa com você, o sujeito se assustou e saiu fora. Golpistas de rua, só que mermão, sou carioca, sacô!
Antes no metrô, vi uma adolescente, com cara da europa oriental, me filmar na plataforma e entrar junto no vagão, como comigo não teve opção, grudou em um chinês ao meu lado, eu dei-lhe uma encarada que ela disfarçou e desceu na estação seguinte, mudando de vagão. Fiz a minha boa ação do dia. ( qualquer hora me dou mal, eu sei disso, mas não dá para evitar)
No mais, aproveitamos o domingo, cidade lotada e fomos fazer turismão, passeio pelo sena de barco. Já fiz a minha parte, agora a cidade é minha!
Está sol mas ventando muito e vento frio, o que incomoda, mas nada que não se resolva bem agasalhado.
Agora a noite, quando voltávamos do jantar, foi que deu para perceber a quantidade de moradores de rua que tem por aqui. Por conta do frio, eles armam verdadeiras barracas nas portas recuadas das lojas e bancos, é muita gente morando na rua, e quase todos com seus cachorrinhos.
É isso aí, amanhã tem mais, e provavelmente com internet no celular.
Até!

Um comentário: