segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como está na TV: PSG: LA FÊTE GÂCHÉE - LE FIASCO

Cidade com clima confuso.
A comemoração do campeonato do Paris Saint Germain no Trocadero foi e está sendo uma bagunça só. A TV francesa que está dando as notícias, colocou na tela Le Fiasco. O chefe de polícia teve que ir dar explicações.
Logo cedo, voltando no metrô, tinha uns torcedores meio exaltados, estavam no sentido inverso, a estação era uma barulheira só.
Quando cheguei ao hotel, tinha um recado dos meus amigos chamando para ir jantar na Champs Elysees, concordei preocupado. Quando chegamos por lá, a torcida estava saindo de Trocadero na maior gritaria, fazendo maluquices em motos e carros no meio do trânsito e nenhum policial, achei estranho.
Mais a frente, na loja da Louis Vuitton, três lâminas das portas, pareciam que tinham levado tiros, foram pedras. Os cafés da avenida, retirando as mesas externas, e nada de polícia. Só muito depois e que apareceram uns 20 carros indo em direção aos torcedores.
Pelo que soube, o PSG tem parte da torcida neo nazi, juntando a revolta costumeira dos jovens dos subúrbios de Paris, a coisa fica perigosa. O passeio de barco pelo Sena do time foi suspenso.
Isso tudo eu presenciei em um período de cerca de 2 horas. Entramos em um restaurante para jantar, e na saída vimos policiais pelas ruas e dentro da plataforma do metrô.
Mas o meu dia não foi só isso.
Pela manhã, logo de primeira, fiz o meu cartão navigo semanal para transporte. Cada bilhete de metrô custa 1,70 euros, o cartão para uma semana, 19,90 euros, mais uma taxa de 5 euros pela emissão do cartão, que tem validade, se não me engano, de 5 ou 10 anos. É preciso uma foto 3x4, não te pedem documento e você pode pedir sempre às segundas. Só hoje andei 5 vezes de metrô, o que corresponde a 8,50 euros, já está valendo.
Resolvi também o problema do chip, também vale trazer um celular desbloqueado, 10 euros por semana o pacote da Bouygues, para telefone e internet, outra boa dica resgatada de blogs no Google.
Fui conhecer a Rue de Cremieux, fica perto da Gare de Lyon. Parece uma vila com casas coloridas, bem interessante.
Como estava andando só, aproveitei para ir a Place des Voges, um dos lugares mais charmosos de Paris, na minha opinião.
E foi isso hoje. Fim de noite com uma certa emoção, mas no final tudo deu certo, e amanhã já estou com programação completa, mas isso só amanhã.
Não podia terminar hoje sem o fato pitoresco do hotel, na hora que cheguei, antes do jantar, passaram no corredor duas japonesas em trajes completos, gueixas? pensei, soube depois que são várias, se elas usarem amanhã, vou ver se fotografo.
Até!

Um comentário:

  1. A Place des Voges realmente é um dos lugares mais charmosos de Paris. Quero voltar. Você já conheceu a Saint Chapelle ? Assisti um concerto no final da tarde e fiquei apreciando os raios do sol entrando pelos vitrais desta pequena capela. É linda ! Curta bastante !

    ResponderExcluir