terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Granada dos Granadinos

Hoje fui conhecer a Granada dos minhocos, o povo da terra.
Na subida para Alhambra ontem, vi um grande parque margeando o rio, hoje pela manhã fui para aquelas bandas.
Segundo as placas, é o bairro do realejo, antigo bairro judeu. Não tem nada de antigo, está bem modernizado, o que fizeram foi um grande parque com quadras e aparelhos para exercícios.
Aliás, por toda a cidade, existem placas com sinalização de início de circuito para exercícios, com os movimentos que devem ser feitos a cada x metros caminhados ou corridos, tudo esclarecido que é baseado em um homem e uma mulher com x quilos, muito legal.
O rio é meio fraquinho, e a praça que tem até chegar a este parque, não tem nada de diferente, valeu para ver como é a movimentação das pessoas.
Na volta, circulei pelo centro antigo, várias ruelas e becos, com comércio local, muitas lojas fechadas.
Na área de Triunfo, me surpreendeu a degradação. Muita pichação, prédios lacrados, até um hotel, e é um lugar com muitos prédios do governo, nem me atrevi a andar pelas ruelas, as pessoas também não inspiravam confiança.
Granada, das quatro cidades que visitei na Andaluzia, foi a que mais me chamou a atenção este tipo de degradação, as outras não cheguei a ver isso.
Aqui tem muita gente "alternativa", é muito doidão mesmo pelas ruas, além de pessoas pedindo dinheiro nas ruas.
Na parte da tarde, fui conhecer o Parque Garcia Lorca, outra área também fora do centro, próxima, fui caminhando, mas não vi turistas por lá.
É um parque muito bem conservado, cheio de roseiras e cedros e uma outra planta que eles tem por aqui que moldam e muita, mas muita mosca, coisa que não tinha visto até então em Granada.
É um inferno este mosqueiro daqui.
As rosa são grandes, bonitas, se fosse no Rio ia sempre ter uma velha arrancando "umazinha não vai fazer falta" para levar para casa.
Saindo do parque, resolvi seguir em frente em uma grande avenida reta, acho que é uma parte nova de Granada.
Muito interessante, por muitos quarteirões, parecia que todos se conheciam, muitos se cumprimentavam, vários mercadinhos e comércio local. Nestes lugares é que você realmente conhece como é o dia a dia das cidades.
Para coroar a saída, entrei num mercado e quando saí, vi aquele por do sol que mais parecia um fogaréu.
Tentei atravessar a rua para poder ter uma visão melhor, mas não tinha passagem, era a entrada de um elevado, então não tive escolha, fia as fotos assim mesmo. Uma verdadeira explosão de luz e cor.
Ontem achei que o dia seria morto, sem nenhuma novidade, já que a cidade é pequena e já tinha circulado por todas as atrações, me enganei e ganhei um dia especial, do jeito que gosto.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário