segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Todos os climas e 48 horas

.O clima por aqui está em dúvida de como quer ficar, talvez seja características outonais europeias, eu é que não estou acostumado.
Depois de dois dias de sol, sem calor, mas sol, céu limpo, hoje amanheceu chovendo, parou por volta das 11h, depois ficou nublado, mais tarde, perto do anoitecer, o sol saiu.
O que vem acontecendo desde que cheguei, sábado, é que a temperatura tem caído um pouco por dia, aqui o inverno deve ser mais rigoroso que em Lisboa.
Segundo o empregado do hotel, já estamos no inverno, mesmo sendo final de outubro, daí não ter ar condicionado nos quartos, só calefação, desnecessária até o momento.
Bem, voltemos aos passeios.
O domingo foi muito bom. Saímos para passear e fotografar na foz do Douro, depois caminhamos pela orla até Matosinhos.
Em Matosinhos almoçamos sardinhas assadas com batatas ao murro, estava muito bom, o que me decepciona um pouco por aqui são alguns doces.
Na sobremesa pedi toucinho do céu, é muito diferente do que vendem no Rio, aqui é um tipo de bolo de amêndoas, já comi em mais de um lugar e era igual.
Agora, os doces foleados, recheados de creme de ovos ou de amêndoas, estes não tem comparação, são os melhores.
Acabado o almoço, pegamos o metro e fomos para Gaia, visitar as caves. Paramos na Ferreirinha.
O que vou falar aqui, sei que pode não agradar algumas pessoas, eu não gosto de vinho do porto, muito doce, podem me chamar de pobre, sem paladar, do que quiserem, eu gosto de vinho verde, tenho bebido sempre.
Para terminar o dia, fomos comer uma francesinha, calma!
Francesinha é um sande, assim eles dizem, que faz a alegria do colesterol. Pão de forma e como recheio, carne, linguiça, presunto, por cima do pão, ovo frito coberto com queijo derretido, mergulhado em um molho meio rosado com piri-piri (pimenta).
Não é ruim, é até bom, mas para uma criatura que vem abusando, sem vesícula, comer isso a noite pesou.
Foi um ótimo dia.
Hoje, tempo ruim na parte da manhã, fui fazer minhas comprinhas preferidas por aqui, livros, vários, alguns autores não são publicados no Brasil, então me fiz.
Melhorado o tempo, fui dar uma volta pela cidade.
A cidade do Porto é um museu aberto. Os prédios antigos, as igrejas revestidas em azulejo, são uma preciosidade, felizmente estão sendo restaurados os prédios, estavam muito deteriorados.
Aqui vai uma dica para os cariocas, venham conhecer o Porto, aqui se entende o Rio, os cariocas, nós viemos deste lado de Portugal.
É isso, está chegando ao fim esta viagem, tem sido tudo muito bom, salvo alguns desentendimentos hoteleiros. Hoje estava pensando exatamente nisso, está acabando, preciso voltar para casa, gostaria de ficar por aqui, mesmo com crise, é tudo muito bom, e eu sou carioca e apaixonado pelo Rio.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário