segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Lua moura em noite cordobenha

Hoje, ao sair a noite, me deparei com uma lua minguante, pena estar claro quando ainda estava alta, e possivelmente sobre a Catedral/Mesquita.
Estava um belo risco bem definida, amanhã pretendo levar o tripé para ver se consigo fotografar direito.
Quando retornei do outro lado do rio, e dei a volta pela Catedral, ouvi música árabe, uma música suave como se estivesse vindo de dentro dela, acho um pouco impossível, mas, em se tratando da mistura que esta cidade, pode ser possível.
Pensei que poderia ser algum morador ou restaurante próximos, mas estava em mais de um lado.
Lua e música moura em uma noite muito agradável, estava perfeito.
Fiz o roteiro hop on/off da cidade. É bem extenso, leva mais de uma hora, mas depois voltando a um ponto que me interessava, voltei andando para o hotel e não era longe. Muitas atrações são próximas uma da outra, o que faz com que ele circule mais devagar e pare mais, são 17 paradas.
Cada vez me impressiona mais a história da Andaluzia.
Antes só achava que existisse a mistura, árabe, judeu e cigano, hoje fiquei surpreso de como o império romano dominou esta região.
Existem muitos monumentos e sítios arqueológicos pela cidade, e, isso é coisa minha, podem achar o que quiserem, cada vez que visito um lugar dessa importância histórica, onde no passado ocorreram tantas coisas, boas ou não, me sinto fazendo parte dela também.
Agora, nesta região, naquele lugar onde eu estava, um imperador romano, séculos mais tarde, os reis católicos estiveram, então ocupamos o mesmo espaço em épocas diferentes, eu também passo a fazer parte da história daquele lugar.
Segundo a informação que ouvi hoje, no alto das montanhas existe uma cidade moura que ficou esquecida por séculos, dizem que até está bem conservada. Segundo ouvi, foi construída para o grande amor de um vizir, que era tudo muito grandioso e luxuoso, não sei de vale a subida do morro, vou pesquisar no google para ver se existem imagens do local.
Hoje tive que dar uma puxada de frei na comida, minha ex vesícula, é assim que me refiro a ligação direta que fizeram, gritou. Não senti nenhum mal estar efetivo. Quando isso acontece, sinto algo interno e para um dia de comer coisa gordurosas e muito temperadas e suspendo a bebida, amanhã eu retomo. Por sorte, bem aqui ao lado do hotel, tem um "serve-serve" e tinha uma comidinha bem leve, almocei  por lá, salada e peito de frango assado, já não sito mais nada.
É isso, amanhã pretendo ir aos Jardins de Alcazar, bem aqui ao lado, hoje estava fechado e outras coisas que deixei para depois, tenho até quarta o dia todo para ver o restante.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário