sábado, 12 de outubro de 2013

Málaga, até a volta!

E lá se foi mais uma etapa desta viagem.
Gostei muito de Málaga. Como já disse, sou urbano, gosto da parte histórica mas também gosto do novo, do conforto e confusão que o moderno trás.
Málaga possui o antigo, em lugares determinados, no mais é uma cidade em movimento.
Acredito que o tempo que passei aqui foi o suficiente para ver as atrações principais da cidade, mas para mim ficou faltando algo a ver ou conhecer, não sei, gostei daqui, pode ser o mar com a montanha, isso faz parecer mais familiar.
Uma coisa que não temos no Rio e aqui tem, e muito, são as moscas, é muito irritante, acho que é pior que mosquito.
Agora a noite eu percebi que, como tem muita charrete, os cavalos são apinhados de moscas, eles não tem o menor cuidado.
Hoje almocei, por indicação na Bodega El Patio. Eles são especialistas em arroz, ganharam até prêmio. Só que quando fui pedir, a resposta foi, só servimos para dois, fiquei na vontade.
Ainda tentei argumentar, mas o garçon foi enfático, só para dois, comi mais um peixe com legumes, que também estava bom.
Amanhã pego outro trem, desta vez farei baldeação, não tem direto para o meu destino, espero me acertar.
Málaga é muito verde. São muitas praças e calçadas com árvores, palmeiras e principalmente flores, a cidade é toda colorida de flores, muito bonitinha.
A praça que fui ontem, retornei hoje pela manhã, só de roseiras e elas estão todas muito floridas, alguns trechos chegam a ser perfumados.
Perdi de conhecer por dentro o mercado municipal, não abriram hoje por ser feriado. É um prédio em ferro no estilo mouro, com uma parede toda de vitral, só vi por fora.
A cidade está em obra, mas nada que prejudique, estão construindo as linhas 1 e 2 do metro, mesmo sendo uma cidade menor que o Rio, garanto que as linhas serão maiores, o nosso deve ser um dos piores do mundo, vergonha!
Falando ainda em transporte, por aqui alguns muitos ônibus urbanos, possuem wi-fi, tem aviso na entrada, e nos pontos tem o aviso de quantos minutos faltam para chegar o próximo, perfeito.
Uma coisa que notei, porque procuro, não tem banheiros públicos pela cidade, só na orla. Em Córdoba tem, é pago 0,30 de euro, são menores, mas são do tipo dos de Paris, a cada uso, são higienizados automaticamente.
Aqui também tem coleta seletiva de lixo, com contêineres subterrâneos.
Outro detalhe que observei, os espaços onde existem praças, foram transformados em estacionamentos subterrâneos, por que não podemos ter também?
É isso, valeu muito vir a Málaga, vou voltar, me senti bem por aqui, meio que local.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário