sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Passeio duplo e barato

Mala arrumada, amanhã é dia de mudança, chegarei na última parada desta viagem e vocês ficaram livres de mim por algum tempo, não muito.
Hoje resolvi arriscar. Saí do hotel pensando em duas possibilidades fora, e se estivesse chovendo, iria ao museu dos coches.
Pois bem, quando saí o tempo estava nublado, mas nada de pesado, resolvi ir logo pela manhã a Sintra, lá é alto, se o tempo mudar pode ficar frio, vou logo, pensei.
Peguei o metro e depois o comboio na Estação do Rossio. Logo que saiu da estação, pude ver um pouco de sol, mas quando chegamos a Sintra, quase volto no mesmo comboio, chuva, vento, raios e trovoadas, resolvi esperar um pouco.
Dez minutos depois da minha chegada, parou de chover, começou a aparecer o sol, não estava frio, foi muito bom.
Optei em Sintra a não ir aos castelos, da Pena e de Mouros, fui só até a vila, tinha que escolher, ou visitava os castelos ou ia ao Cabo da Roca, optei pelo segundo.
O Cabo da Roca é muito bonito, é o ponto extremo da Europa, como está escrito lá, "Aqui Acaba a Europa" podia ser começa também, pela Jangada de Pedra lá é a proa.
O dia estava ótimo, o sol saiu, tinha nuvens, não tinha vento, foi muito bom.
Saindo de lá fui para Cascais, novamente tempo bom, muita gente nas ruas, acho que tinha algum evento budista, estava cheio de monges e pessoas com o mesmo tipo de crachá. Dei umas voltas, peguei o comboio e desci no Cais do Sodré.
Vai a dica: existem passeios guiados para estes lugares que custam +/- uns 50 euros, é muito fácil ir.
O comboio/trem para Sintra, sai da Estação do Rossio, na baixa, a passagem custa 2,15 euros, se você ainda não tem o cartãozinho, para mais 0,50, leva 40 min.
Chegando em Sintra, tem um ônibus hop on/off que custa 5 euros e para em quatro lugares, os principais são: a vila, o Palácio da Pena e o Castelo de Mouros, o outro não me lembro.
Se você quiser ir ao Cabo da Roca, tem um ônibus na estação de trem que custa 4,15 euros, de hora em hora.
Visto tudo, é só pegar o comboio de volta, mais 2,15 euros e pronto, Sintra está visitada.
Para ir a Cascais, pega-se o comboio no Cais do Sodré, 2,15 euros, agora já tem o cartãozinho, não precisa pagar os 0,50, são 45 min.
Passeia-se em Cascais e Estoril, pega-se o comboio de volta, mais 2,15 euros e está resolvido.
O passeio que fiz hoje foi o seguinte: peguei o comboio no Rossio, chegando em Sintra caminhei até a vila, voltei para a estação, peguei o ônibus para o Cabo da Roca, de lá, peguei o mesmo ônibus e segui para Cascais, peguei o comboio de volta. Custo do meu passeio: 4,80 de comboio + 7:30 do ônibus = 12,10 euros.
Para terminar o dia, e era o último em Lisboa, o tempo estava bom, peguei um ônibus e fui para os Jerónimos fazer foto noturna. Na hora que desci, caiu uma tempestade, de raio, trovoada e chuva pesada, nem dava para sair do ponto, esperei diminuir, fui fazer hora no Pasteis de Belém, a chuva passou, fui fazer as fotos.
Para minha decepção, o Mosteiro é muito mal iluminado, há paredes que não  recebem luz alguma, fiz o que deu, e antes que me caísse nova chuva, estava ameaçando, voltei.
É isso, amanhã trem e novo destino.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário