quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MUITA CHUVA!!!!!!

É muita água caindo.
Ontem a noite choveu muito, hoje pela manhã, estava nublado, mas não estava chovendo, até eu sair na rua.
Foi muita chuva e ela sempre vem com vento forte, não adianta se proteger, ela te acha em algum lugar.
Para piorar, esta cidade é das colinas, então a água está sempre descendo de algum lugar e as esquinas acabam alagadas, sem contar os carros e ônibus que passam jogando água para todos os lados.
Na falta de onde ir, peguei meu passe de ônibus/metro e fui passear pela cidade.
Andei por bairros periféricos muito estranhos, mas sem problema, terminei na gare do Oriente.
O melhor nestas horas é ir para algum lugar coberto, resolvi ir ao Museu Nacional dos Azulejos.
Pesquisei e tinha um ônibus do Oriente que passava na porta do museu.
O tal ônibus anda em círculos por uns bairros, mais estranhos ainda, e são todos próximos ao centro. Só prédios estilo conjunto BNH, parecia que estava em Guadalupe.
Anda daqui para ali e chega-se ao museu.
É um espetáculo, todo o conjunto. Ao comprar a entrada, da direito a visitar a Igreja de Madre Deus, essa é fabulosa.
A igreja é toda em ouro e nas paredes de baixo, decoradas com azulejos azul e branco. Os altares são belíssimos, tudo nela é incrível, muito ouro.
Eu já havia tentado visitar da primeira vez que vim a Lisboa, estava em restauro.
No mesmo prédio está o Museu Nacional dos Azulejos, dispensa qualquer comentário.
Conta a história dos azulejos, como recuperaram as fachadas após o terremoto, como são feitos.
Em algumas salas, existe o painel de azulejos, alguns Séc XVI, e peças novas, em várias etapas de fabricação, para você tocar e saber como é feito.
Tem uma sala que tem uma panorâmica de Lisboa em azulejos com imagens retratando Lisboa antes do terremoto, incrível.
Acabei aproveitando o meu dia que estava dando como perdido.
No final da tarde voltei ao hotel, esperei escurecer, tinha parado de chover, pequei tripé e equipamento e fui fazer umas noturnas lá pela baixa.
Os monumentos por aqui não são muito iluminados, então não saiu como eu esperava. O que valeu foi São Pedro ter dado uma trégua. Quando acabei de fazer a última que pretendia, voltou a chover, fraco, pequei o metro e vim para o hotel. (agora chove muito novamente)
Se amanhã persistir este tempo e não der para fazer o que estou pretendendo, vou ao Museu dos Coches, já vi que fica em Belém, assim como mais uns pasteis antes de ir embora.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário