quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Moscas e azeitona amarga

E mais uma etapa está se acabando, só tenho algumas horas amanhã pela manhã em Córdoba, só vou dar uma volta, o trem é às 13:30h e o hotel tem que sair antes das 12h, tudo encaixado.
Bom, o dia de hoje foi meio sem pensar. Quando saí pela manhã, tinha em mente atravessar o rio e conhecer o outro lado. Quando estava acabando de atravessar a ponte, vi que a Torre da Calahorra estava aberta e resolvi conhecer o museu que tem dentro, mas com ideia de ir ao alto.
O Museo Vivo de Al-Andalus, conta um pouco da história da cidade e região. possui várias maquetes, inclusive da mesquita/catedral, além de outros palácios.
Ele é todo interativo, você visita com audioguia, e em cada sala, há uma maquete, ou uns bonecos em tamanho natural vestidos da época, personagens que fizeram a história do lugar.
Tem alguma tapeçaria, que acho ser nova, está com a cor muito viva, e uma exposição de instrumentos cirúrgicos usados a época.
Quando se chega ao topo, tem-se a melhor visão da mesquita/catedral e do rio, muito bom, 4,50 euros.
Saindo dali, já estava do outro lado do rio, fui até a rotunda, que segundo me informaram, cada rua se direciona para uma cidade da região, e também caminho para Madri.
A Av. Cádiz, uma das ruas que cortam a rotunda, ainda segundo a informação, era a Via Augusto, caminho de 1.500km que levava ao Império Romano, muito legal saber estas coisas, espero que sejam reais.
Ainda pela manhã, sem ter muito o que fazer, resolvi ir até ao Jardim Botânico, fica tido perto, uma atração ao lado da outra.
Pois bem, os jardins de Alcazar de Los Reyes Católicos é mais bonito e melhor cuidado.
Ele não é grande, ocupa uma faixa na margem do rio, possui estufas climatizadas para as plantas de regiões úmidas, e outras de outras espécies.
A parte que achei mais interessante foi a da escola botânica que eles possuem.
É um grande pomar, com oliveiras, caquis, marmelo, parreira, laranjeiras e outras frutas mais.
As oliveiras estavam carregadas, a maioria ainda bem verde, umas estavam já maduras e é claro que tirei uma para provar. É ruim de mais azeitona colhida na hora, é muito amarga, vou pesquisar para saber o que faz ela ficar gostosa, me dei mal.
O que achei desperdício, foi ver muitas frutas apodrecerem nos pés. As parreiras tinham cachos de uvas completamente secas, tinha uma oliveira, de frutos pequenos, que já estavam murchando no pé, romãs no chão, isso não é legal.
Para encerrar Córdoba, alguns detalhes:
Como tem mosca nesta cidade, é muita mosca mesmo, o tempo todo te cercando.
Eu falei em um blog passado sobre as margens do Guadalquivir serem cheias de plantas, mato e outros verdes mais, pois é uma reserva biológica. Este parque nas margens do rio, possui dezenas de espécies de aves, não é mato, é ecológico.
Bem, Córdoba também me encantou, principalmente pela catedral/mesquita, um colosso. A cidade é muito limpa, tem contêiner de lixo por todos os lados, coleta seletiva bem estruturada, não possui caminhão de lixo, vi várias vezes pessoas saindo dos prédios com seus sacos de lixo e levando para os contêineres.
É isso, amanhã novo destino e dia 12 por aqui, Espanha, deve ser feriado, estou vendo umas arrumações e propagandas, acho que é o dia da nação ou algo parecido.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário