segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Alhambra

Cheguei a Alhambra!
É realmente um espetáculo. Todo o conjunto de jardins e palácios são fabulosos.
Acho que dei sorte não ter conseguido comprar o ingresso para a visita e ter ido com guia. Foram três horas de visita, começando pelos jardins e terminando no palácio. Como era visita guiada, não houve oportunidade de subir na torre, o que eu agradeço, nesta eu não subiria.
Muitas histórias, muitos mitos e simpatias, tipo todo dia 12 de janeiro, subir a torre da vela e badalar o sino para arranjar casamento, isso para as mulheres.
Logo na entrada da cidade de Alhambra, a parte onde fica o palácio, existem fundações das casas que existiam no local. Estas casas foram dinamitadas pelo exército de Napoleão, quando da invasão no início do Séc XIX. Na verdade não foi ele, foi o sobrinho que comandou a invasão, ia dinamitar tudo, mas um soldado, chamado Jose Garcia, subiu correndo e impediu que explodisse o resto. Tem uma placa em homenagem a ele. Ele era do batalhão dos inválidos por ser coxo, ainda assim salvou o palácio. Salve Jose Garcia!
Muita coisa foi dita, muita história foi contada, a cada espaço visitado era contado o que se passava naquele lugar. Foi muito bom e produtivo, perderia se estivesse sozinho, como vi uma senhora abordar o guia pedindo para seguir com ele porque ela, e as amigas, estavam perdidas sem saber nem para onde ir. Ele gentilmente disse que não podia por ser um grupo privado. Não sei se a bonita queria dar uma de "ixperta", o ingresso para o palácio custa 15 euros e o meu custou 50, com direito a audioguia e transporte do hotel ida e volta.
Por outro lado, quando se faz uma visita guiada com 18 pessoas, mais a multidão que está no local, para fazer fotos fica difícil, mas quarta eu volto para os jardins.
Bem, o palácio é realmente muito bonito, tudo é muito bem cuidado, eu gostei mas não me surpreendi tanto, a Mesquita Hassan qualquer número de Casablanca é um espetáculo, tudo bem que seja moderna, mas a arte empregada é a mesma.
No Marrocos vi outros prédios históricos, talvez não tão bem conservados, mas muito bonitos também.
Depois da visita, fui conhecer a Catedral e a Capela Real.
A Catedral, depois das que eu vi, não me disse nada, a de Segóvia é mais bonita, mas a Capela Real, é indescritível o trabalho dos túmulos dos reis católicos, se bem que parece que não estão lá.
Todo o conjunto é muito bonito. O altar que fica em frente ao mausoléu é de uma riqueza impressionante, deve ser tudo com ouro das américas.
No mais o dia correu bem. A noite por aqui esfria um pouco, percebi desde ontem, mas não levei nenhum casaco hoje, senti um pouco de frio.
Gostei de Alhambra, mas o que mais me impressionou até agora, foi a Catedral/Mesquita de Córdoba.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário