terça-feira, 8 de outubro de 2013

Jardins de Alcazar de Los Reyes e Ciganos que precisam de banho

Hoje fui conhecer o Alcazar de Los Reyes Católicos, mais um local perfeito, muito bem conservado, os jardins são cuidadosamente tratados, tem fontes, piscinas, tudo preservado.
Não sei se os jardins eram assim, acredito que não, mas a disposição é provável que seja. Segundo informação passada, os jardins iam até a margem do rio, devido a necessidade de expansão da cidade, foi feito um corte, pequeno, que não prejudicou o que ficou.
Por aqui, em várias ruas, as árvores são laranjeiras, o mesmo no Marrocos, mais um assunto a pesquisar, e no jardim do Alcazar não é diferente.
Eles estavam podando as árvores, fazendo aqueles moldes redondos e elas estão cheias de frutos, verdes, o cheiro de laranjal na hora que visitei era muito bom.
Vi também pés de romã, plantados no meio das flores, as laranjeiras normalmente circundam.
Enfim, mais um lugar que você visita e tem vontade de ficar sentado admirando.
Estavam preparando um espaço para um evento agora a noite, mesas e outros adereços mais.
Por aqui ainda há ciganas, mas mais ocidentalizadas, vindas do leste europeu, carregando sempre crianças, sentadas na rua ou caminhando e sempre carregando crianças e pedindo dinheiro por que estão com fome, mas já vi uma se refrescando na sorveteria, e não foi dado por nenhum gringo, comprando do próprio bolso.
As crianças estão sempre sonolentas, será que elas dão um chá apagão:
Tem outras que também te cercam com um raminho de cipreste dizendo ser um presente, mas pedem dinheiro e para as mais incautas, dizem ler a sorte nas mãos, se vestem normal, sem aquele estereótipo de ciganos nômades, porém sujos, e muito.
Almocei hoje no restaurante El Pátio Andaluz, cordeiro com arroz e batatas tipo portuguesas com molho de especiarias, nada de diferente, parecia um tajine de cordeiro marroquino, o vinho que pedi, uma taça, também não gostei, ou seja, esse pátio não é bom, fui porque achei o local interessante e tinha bastante gente.
Uma coisa que esqueci de comentar desde a saída do Rio.
Ao entrar no avião, fizeram a gente formar uma fila no finger, colocar a bolsa de mão no chão e um cachorro da polícia federal farejar, nunca passei por isso no Rio, não sei se houve alguma denúncia ou se os voos para Portugal estão mais vigiados.
Ontem quando fiz o passeio hop on/off, passei por um prédio que pertence ao governo de Córdoba, que foi um antigo convento ou algo semelhante, com uma igreja na fachada, achei muito bonito, e é. Só que hoje fui ver de perto e o que eu achava ser em mármore, é tudo pintura, não deixa de ser bonito, mas perdeu um pouco a admiração. O prédio é da Igreja das Mercês.
Pois bem, ainda tenho amanhã o dia inteiro, gostei muito de Córdoba, só que poderia reduzir um dia, praticamente tudo já foi visto e com muita calma.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário