domingo, 6 de outubro de 2013

Córdoba, a surpresa.

Estou realmente surpreso com os meus primeiros momentos em Córdoba.
Escolhi o hotel pelo site do Booking, procurando ser central e lendo os comentários deixados. Pois bem, quando o taxi veio me trazer da estação, quando entrou por um portal, pude sentir que estava na zona histórica de Córdoba.
O hotel fica dentro do que restou das muralhas da cidade, em frente a catedral, no meio dos becos e ruelas, estou me sentindo dentro das Medinas do Marrocos.
Aproveitei a chegada, por volta das 14h e fui almoçar, Bodega Mezquita, agora vou anotar os nomes. Por sugestão da moça do restaurante, comi um carneiro com molho de canela, servido com uma farofa de farinha de milho com frutas secas, não era cuscuz marroquino, e ela também sugeriu que eu comesse a berinjela, maravilhosa. Empanada em uma maça leve e caramelizada ficando crocante por fora e macia por dentro com gergelim, muito bom! Neste restaurante, o menu indicava a origem da comida, vou tentar só ir de moura, está no sangue.
Depois do almoço, aproveitei para dar uma volta no entorno da Catedral/Mesquita e cheguei até ao rio Guadalquivir, em Sevilha ele é mais reto e tem as margens com deques, aqui a margem de um lado é um parque e do outro é verde, muitas plantas e árvores, mais selvagem.
Como hoje era só a parte da tarde, resolvi visitar logo a Catedral.
Não sei como descrever a minha sensação quando entrei, só posso dizer que vou para as profundezas, só vinham palavras elogiosas ao que via.
É bem diferente da de Sevilha. Lá também era uma mesquita, mas possui detalhes mouros, aqui não, você já entra por um salão todo em arcos, muitos arcos, igual a mesquita que vi no Marrocos.
Ela é tão grande ou maior que a outra, houve uma mistura de mouro com gótico, o altar mor é espetacular, sem cotar os altares em ouro e prata. Sem Palavras!
Aproveitei para dar uma volta por algumas ruelas, mas amanhã é que vou conhecer tudo e depois aproveitar e retornar no que achar melhor.
Muitos turistas por aqui também, só que não estou ouvindo muito italiano como em Sevilha, tem muito turista de língua inglesa.
Um detalhe de Sevilha que esqueci de comentar. Sexta e sábado vi uns três casamentos, não diretamente, mas os convidados se dirigindo a. Pois bem, aqui as mulheres não usam só chapéu, eram durante o dia, usam também uns arranjos com flor, tule, fita, vermelhos, roxos, marrons, de fazerem inveja as netas da Rainha Elizabeth no casamento do primo.
É isso, se preparem porque parece que por aqui tem muitos detalhes, vou mais uma vez enche-los de fotos, se estiver cansando digam.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário