quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Espanha

Cheguei a mais um destino, Lisboa, mas só amanhã eu falo.
Quero falar sobre a Espanha.
Desde que vim pela primeira vez, fiquei encantado com o que vi.
Não conheço muitos lugares, mas, por onde andei, fui sempre muito bem recebido, nunca tive nenhum problema, desde imigração, que aliás desta vez nem passei, até em informações pedidas nas ruas.
Em cada cidade que conheci, vi a preservação do patrimônio, a limpeza da cidade, os transportes funcionando, um comércio variado e com muitas opções, tudo que uma cidade precisa para oferecer aos seus moradores, e que os turistas aproveita,
O primeiro lugar que conheci na Espanha, foi Santiago de Compostela.
Saí da cidade do Porto para um passeio pelo norte de Portugal, com visita a Galícia, especificamente, SC.
Cheguei na hora da missa dos peregrinos, foi emocionante. Foi uma visita rápida, mas tive uma noção pequena, mas interessante, da cidade.
Depois fui conhecer Barcelona, Madri e Toledo.
Barcelona é fantástica, todos os parques, monumentos, a revitalização da cidade para as Olimpíadas, o "ser catalão", é uma cidade que passa jovialidade, está no grupo das minhas 5 favoritas.
Madri, capital do Reino de Espanha, é uma festa. Não pensei que fosse gostar tanto de lá, tanto que hoje, com um intervalo de cerca de 3h entre o trem e o avião, larguei a mala em Atocha e fui dar uma volta na cidade. Estava um calor madrilhenho, quem conhece sabe o que estou dizendo.
Toledo é uma preciosidade, uma das cidades que não é possível descrever, só conhecendo e andando pelas suas ruelas, visita imprescindível quando vier a Madri, está mais perto, 30 min de trem.
Voltei a Barcelona e Madri, dois anos depois e passei meu aniversário em Segóvia.
Outra cidade histórica, muito bem preservada, com um castelo em perfeito estado e belíssimo, só não gostei muito do tal do leitão, prato típico local. Também próxima a Madri, vale uma visita, trem rapidinho.
Agora conheci algumas cidades da Andaluzia. Sevilha, Córdoba, Málaga e Granada. Todas elas com influência moura, romana, cigana e de tudo o que passou por lá por séculos e séculos.
Os meus destaques são: Sevilha, Catedral/Mesquita e Praça de Espanha; Córdoba, sem dúvida a Catedral/Mesquita, um assombro; Málaga, a cidade, me agradou muito o jeito dela, me lembro Barcelona e Granada, Alhambra, soberba.
Apesar da crise que existe por lá, diferentemente de um país ao sul do hemisfério que conheço, nenhuma obra iniciada foi paralisada. Em Málaga e Granada, estão construindo linhas de metro.
Para Málaga não existe trem de alta velocidade, ainda, está sendo construído, enfim, o que o governo começa, termina.
É isso, Viva a Espanha e seu povo que sempre me recebeu muito bem!
Até!

Um comentário:

  1. Muito bom relato Waltinho.Poetici e também prático Acho que vai sair esse livro no ano que vem bjs e viva também Portugal , nossa segunda patria bjs

    ResponderExcluir